Futebol

Em manhã iluminada de Gatito, Botafogo vence Flamengo no Mané Garrincha

El Toro Erison foi o autor do gol da partida

Glorioso venceu o Flamengo depois de oito jogos.
Glorioso venceu o Flamengo depois de oito jogos. |  Foto: Vitor Silva/BFR
 

Em um jogo agitado pelos 90 minutos, o Botafogo derrotou o Flamengo por 1 a 0 na manhã deste domingo (8) no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. A partida foi válida pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro. O gol da partida foi marcado pelo ataque Erison.

O Alvinegro chegou aos oito pontos e atingiu a quinta colocação. Já o Rubro-Negro estacionou nos cinco pontos na 14ª posição.

O jogo

O Flamengo criou as melhores chances do primeiro tempo realizando triangulações com Gabriel, Éverton Ribeiro e Bruno Henrique. O último foi o jogador que levou mais perigo ao Alvinegro. Com a sua velocidade, Bruno logo conseguiu uma falta que deixou o lateral direito Saravia amarelado. Por causa disso, o Flamengo continuou atacando pelo lado esquerdo e explorando a habilidade do ponta.

Logo aos 13 minutos, em cruzamento na área, Willian Arão ganhou a disputa com Saravia e cabeceou para boa defesa de Gatito. A bola ainda tocou na trave antes de ficar em segurança nas mãos do goleiro.

Aos 23, a primeira chance clara do Flamengo: Gabi recebeu bola de Ayrton Lucas (que havia acabado de substituir Filipe Luís) e tocou na saída de Gatito. O Alvinegro foi salvo por Victor Cuesta que evitou o gol com o calcanhar.

Mas aos 27, a torcida Rubro-Negra explodiu no Mané Garrincha. Em boa tabela entre Gabriel e Éverton Ribeiro, o atacante balançou as redes e fez a alegria dos presentes. No entanto, após consulta no VAR, o gol foi anulado por causa de impedimento de Gabi.

Diante da pressão que o Flamengo estava realizando, o técnico do Glorioso Luís Castro colocou Diego Gonçalves no lugar de Gustavo Sauer aos 27 minutos. O objetivo era trazer Victor Sá para auxiliar Saravia com as subidas de Bruno Henrique e Aryton Lucas pelo lado direito da defesa do Botafogo. A melhor chance do Botafogo no primeiro tempo foi uma jogada individual de Erison que exigiu uma defesa do goleiro Hugo Souza aos 40 minutos.

O jogo continuou agitado e com domínio do Rubro-Negro. No último lance da primeira etapa, Bruno Henrique fez o Gatito trabalhar mais uma vez aos 49 minutos.

Segundo tempo

A segunda etapa da partida começou com tudo. Logo aos 4 minutos, Éverton Ribeiro sofreu falta próximo à área. Arrascaeta cobrou por cima.

Mas quem não faz leva. No lance seguinte, o Botafogo implacou um contra-ataque fulminante. Cuesta lançou Diego Gonçalves que acionou Erison rapidamente. El Toro aproveitou erro de Arão e venceu disputa contra David Luiz. O atacante encheu o pé e marcou um golaço no Mané Garrincha. 1 a 0. Décimo primeiro gol de Erison na temporada.

Após sofrer o gol, o Flamengo foi para cima e esbarrou em uma grande manhã de Gatito Fernández. Aos 8, Bruno Henrique arriscou de fora e o o goleiro brilhou. Aos 23, Gabriel recebeu rebote de um escanteio e finalizou por cima. Aos 27, Éverton Ribeiro quase marcou em um chute de primeira que tirou tinta do gol alvinegro.

Lázaro, promessa do Ninho do Urubu, entrou no lugar de Andreas Pereira e conseguiu levar perigo para o Botafogo. Aos 34, o ponta deu um lindo chute defendido por Gatito. Aos 42, o jovem parou novamente no goleiro. Aos 50 minutos, blitz rubro-negra: Arrascaeta e David Luiz não gritaram gol por causa de defesas espetaculares de Gatito. Já no último lance do jogo, o zagueiro isolou quando estava livre. 

Fim de partida em um duelo agitado realizado em Brasília. 

< "Me tiraram o direito de comemorar o Dia das Mães", diz mãe de jovem morto no Rio Paulo Sousa manda recado para Jorge Jesus após Flamengo perder do Botafogo <